De onde veio e como aplicar no Marketing Digital ?

Precisamente é difícil afirmar, pois os conceitos básicos e alguns fundamentos já eram aplicados há muito tempo. Assim como o Marketing é colocado por alguns teóricos e autores como uma parcela de arte, que por vezes supera a teoria acadêmica, o Planejamento Estratégico também já era praticado muito antes do que documentamos.

Cada empresa pode adotar uma estratégia diferente, mas existem padrões e similaridades em todas as campanhas e no processo de planejamento. Com a consultoria inicial de um profissional do segmento e a participação dos gestores e funcionários da empresa, é possível traçar uma estratégia vencedora. Outro fator importante é conhecer a estratégia do concorrente, essa atitude pode economizar energia e recursos.

Curiosidade :

Sun Tzu foi o estrategista que no século IV a.c., que escreveu um tratado nominado “A Arte da Guerra”, que abordava de forma abrangente as estratégias militares.

Segundo Sun Tzu, a formulação de uma estratégia deve respeitar quatro princípios fundamentais :

1. Princípio da escolha do local de batalha > seleção dos mercados onde a empresa vai competir.
2. Princípio da concentração das forças > organização dos recursos da empresa.
3. Princípio do ataque > implementação das ações competitivas da empresa.
4. Princípio das forças diretas e indiretas > gestão das contingências.

Apesar de os negócios não serem guerras, a realidade mostra que negócios e guerra podem ter muitos elementos em comum (qual profissional de Marketing nunca ouviu falar em Marketing de guerrilha ?) e as verdades de Sun Tzu podem, da mesma forma, mostrar o caminho da vitória em todas as espécies de conflitos comerciais comuns.

Apesar de Sun Tzu ser uma referência incontestável, não devem ser menosprezadas outras personalidades como Napoleão e Mao Tse Tung que seguiram muitos dos ensinamentos e orientações do sábio chinês.

Estratégia, segundo o acadêmico Henry Mintzberg, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.

Atualmente, o conceito de estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial e é encontrado de forma abundante na literatura.